Ensino de empreendedorismo nas universidades

Link para discução: http://lliure.com.br/hub/apm=comunidade/sapm=comunidade/sapm=forum/cmd=21325/topico=13
José Luiz - 14/01/2013

Acho interessante analisar como é ministrado o ensino de empreendedorismo nas universidades atualmente... pelo menos por minha experiência, sempre foi uma matéria ministrada de forma superficial e por uma pessoa que nunca empreendeu ou tem experiência prática no tema.

Fico triste ao ver que um tema tão importante acabe ficando jogado pra escanteio e deixando a desejar no quesito profundidade e amplitude, cabendo sempre aos interessados correrem atrás do tema caso queiram maiores informações.

Outro ponto interessante ao meu ver é o intenso estímulo e defesa do desenvolvimento de uma carreira em grandes corporações frente estímulos e incentivos a que os alunos desenvolvam seus projetos e avancem com uma carreira empreendedora.

Eu venho de uma universidade tradicional como a USP e fiquei bastante surpreso com isso na época, gostaria de escutar mais sobre a experiência de vocês com esse tema.

Eric - 16/01/2013

Empreender ainda não parece ser uma realidade para as universidades. Engraçado que no meu caso, fiz graduação em Publicidade, eles estimulavam a questão de freelar, mas não necessariamente de empreender.

Matheus - 16/01/2013

\"cabendo sempre aos interessados correrem atrás do tema caso queiram maiores informações.\". Como eu. Tenho 16 anos e tenho que aprender empreendedorismo em livros como O Segredo de Luíza, que conta a história de uma mulher chamada Luíza, que começou a empreender, e conseguiu criar sua empresa e atingir seus objetivos. Além dos ditos livros, também procuro informações na internet. E, colocando em prática o que aprendi, procuro informações na internet. Por essa (empreendedorismo) e outras (gosto de programação, software open source, ideias para projetos, etc) que eu estou aqui.

Allain - 16/01/2013

No meu caso, na minha universidade, tivemos uma matéria no último ano que tratava tambem sobre empreendedorismo, criação de modelos de negócios e tudo mais, mas é tristemente visível essa realidade de que não há incentivo e preparação suficientes para que os alunos tenham o interesse de \'abrir o próprio negócio\', o que causa até mesmo uma reação dos próprios alunos de \'ah, essa matéria não tem nada a ver com o curso, é perda de tempo\'. Minha cidade, por exemplo, é uma cidade pequena e há uma carência grande de indústrias e oportunidades para jovens experimentarem o mercado de trabalho, então acredito que se houvesse esse impulso maior sobre a criação de startups e/ou mais associações de empresas como incubadoras, as chances de formarmos profissionais mais capacitados e mais interessados aumentaria consideravelmente.

João Victor - 16/01/2013

Aqui na minha universidade, a disciplina de Empreendedorismo I e II são ministradas por professores  que além de conhecimento técnico, têm experiência de startups de sucesso. Temos sorte nesse quesito :)

Allain - 16/01/2013

João, e o incentivo sobre a prática do empreendedorismo aí? E o feedback dos alunos em relação a isso?

Eric - 16/01/2013

@João Victor, qual universidade e curso você faz? :)

Humberto - 16/01/2013

Fico contente com a repercussão dessa comunidade, na qual dei a ideia! 

Também venho de uma universidade tradicional com grande potencial para empreendedores, a Unicamp. Mas em toda minha graduação, nunca tive nem sequer uma passagem sobre o tema empreenderismo (isso foi de 2002 a 2005). 

Hoje voltei para Unicamp para fazer mestrado. Ainda o assunto empreendedorismo ainda engatinha, mas está cada vez mais presente. A tendência é aumentar.

Temos nos cursos técnicos do Centro Paula Souza uma disciplina destinada ao empreendedorismo, o que é muito interessante para esse público.

Eu mesmo sou um novato nessa área. Faço 30 anos nesse mês e o empreendedorismo só me atingiu meses atrás, devido às aulas de empreendedorismo que tive em uma disciplina do mestrado. Hoje tenho 2 projetos para empresas encaminhados. Um partindo de um trabalho conjunto de uma colega de sala e nosso professor. Outro, uma iniciativa minha que está se tornando realidade com a participação de uma incubadora.

Só despertou em mim o espiríto empreendedor quando tive o incentivo e esclarecimento em sala de aula. Acho que todas as instituições de ensino deveriam abrir os olhos para essa iniciativa empreendedora. Tanto os alunos quanto a própria instituição só tem a ganhar.

Eric - 18/01/2013

@Humbert, conte mais como está sendo abordado no seu mestrado!

Humberto - 18/01/2013

@Eric e demais,

Curso na Faculdade de Tecnologia da Unicamp (http://www.ft.unicamp.br/) que tem o programa de mestrado  em Tecnologia e Inovação, portanto tem um direcionamento ao mercado e empreendedorismo. 

Na verdade essas aulas de Gestão Empreendedora foi um esforço do prof Marcos Borges, responsável pela disciplina. Uma questão interessante foi a utilização da plataforma Bota pra Fazer da Endeavor (http://www.botaprafazer.org.br/), com todo o material de apoio e rotinas de aula. Para quem não conhece a Endeavor tem expertise em empreendedorismo.

Foi uma abordagem generalista, não focada exclusivamente em Start-ups, mas mesmo assim muito interessante, pois passava por todas as etapas da elaboração e abertura de um negócio. 

Os cursos que adotam o Bota pra Fazer podem submeter seus projetos finais para um competição. São selecionados os melhores projetos para apresentarem em uma banca presencial, na sede da Endeavor. Os campeões ganham mentoria e ajuda da Endeavor, o que é um grande prêmio.

No ano de 2012 meu projeto foi finalista, e mais 11 melhores selecionados do país (entre 3000 alunos, segundo eles). Pra mim já foi uma grande vitória. Tiveram 2 campões (pode ter até 3, depende da banca), que já possuiam a empresa em um estágio já avançado. Como a minha era apenas uma ideia, não consegui ser um dos campeões.

Mas foi uma experiência única. A pressão para desenhar bem seu negócio e a tensão em vender a sua ideia à um grupo de empresários bem sucedidos é algo que já valeu a pena. Me fez crescer muito, entender melhor o mundo dos negócios e me deu estímulo para ser efetivamente um empreendedor.

E já adian se você quer que seu negócio vá paa frente, quem tem que acreditar primeiro é VOCÊ. Acreditando, se vende muito fácil o \"peixe\".

 

Jonathan - 20/01/2013

Olá galera, fiquei com raiva de minha faculdade ao ler este tópico, pois nem ao menos existe essas disciplinas, iniciativas ou ainda palestras sobre empreendorismo. Curso Sistema de Informação pela faculdade AEDB de Resende/RJ.

Humberto - 21/01/2013

@Jonathan

Nem fique com raiva, hoje as grades curriculares das melhores universidades também não possuem. É uma eustão cultural.

Ao invés de sentir raiva, mobilize o pessoal nesse sentido. Converse com seus colegas e participem de desafios de empreendedorismo, por exemplo. Ou se reuna com seu coordenador de curso e questione o que ele pode fazer, talvez algum palestrante. Eu posso te ajudar, me mande uma mensagem depois que te passo meus contatos.

Eric - 21/01/2013

@Humberto, bem bacana essa iniciativa do professor. Legal também o fato da universidade abraçar a ideia :)

Eduardo - 21/01/2013

No meu caso tive a disciplina de empreendedorismo que foi extremamente util, porque alem de ensinar conceitos basicos para o inicio de um projeto foi demonstrado em aula cases reais com depoimentos dos empreendedores.

Eric - 23/01/2013

@Eduardo, teve essa disciplina em qual curso? :)

Eduardo - 31/01/2013

Sistemas de Informação.

Arley - 03/02/2013

Eu fiz essa disciplina no curso de Ciências da Computação e hoje estou lecionando no curso Técnico em Informática. Os alunos gostam muito e demonstram um grande interesse em montar o próprio negócio.

 

Ah, moro no interior do Ceará.

Jonathan - 04/02/2013

Boas notícias para esse ano letivo, foram implantadas as disciplinas de empreendedorismo no meu curso (sistema de informação) :D.

Eric - 04/02/2013

Ai sim @Jonathan! Vá contando como está indo o andamento das disciplinas ;D

MARCUS - 04/02/2013

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">Olá Pessoal,

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">Sou prof. Marcus Linhares e trabalho com Mentoria de Startup. Tenho uma aceleradora de Startup por metotdologias de Modelagens de Negócios, Lean Startup e Design Thynking.

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">Desenvolvi um Jogo chamado GESTORBOX (www.redegbox.com.br) que recebeu o Prêmio Educação Empreendedora Brasil, iniciativa do ENDEAVOR e SEBRAE.

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">Quero conhecer ideias e compartilhar iniciativas... 

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">Twitter.com/_MarcusLinhares

<p style=\"margin: 0cm 0cm 7.5pt; line-height: 12pt; vertical-align: baseline; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;\"><span style=\"font-size: 11.0pt; font-family: \'Arial\',\'sans-serif\';\">::

MARCUS - 08/02/2013

Faça parte da Comunidade MECONVENCE!

Comunidade que quer conhecer as novas ideias e tentar promover um relacionamento com aceleradoras e investidores. O objetivo é promover mentoria e interação entre ideias, Mínimos Produtos Viáveis e seus mercados. Se você tem uma das atitudes acima, entre nesta comunidade.

Treissy Emanuelly Lima - 09/03/2013

A grade do curso de Bacharelado em Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará inclui a disciplina de Empreendedorismo em Biotecnologia e Projetos e Patentes infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer, então tenho apenas a ideia do que pode ser abordado.

Eric - 19/03/2013

@Marcus - Bem bacana o seu jogo! Já cadastrou aqui na plataforma? Vincula ele nos hubs também :)

@Treissy - Seja bem vinda! Depois no conte como será a matéria de empreendedorismo aplicado para a área de Biotecnologia, deve ser algo bem interessante :)

Alexandre - 13/05/2013

Boa noite, faço o curso de oceanografia, porém temos um pequeno grupo que participa da MARIS (empresa júnior de oceanografia) que somos voltados para a área de empreendedorismo, sou do financeiro e tive que aprender na prática várias coisas que não são ensinados para nós em sala de aula, bem estamos com um projeto de trazer matérias optativas para o nosso curso, gostaria de saber se vocês têm alguma sugestões para nos dar sobre temas e assuntos que podemos abordar.

Obrifado

Marcus - 13/05/2013

<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Olá pessoal,

<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Tudo bem?
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Sou Marcus Linhares.
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Bicampeão do Prêmio Educação Empreendedora Brasil (Endeavor/Sebrae)
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: 12pt; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: 22px; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Gostaria de lhe convidar a acessar o site: <strong style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: 12pt; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: 22px; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; line-height: inherit; vertical-align: baseline; text-decoration: underline;\">www.choqueonline.com.br
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Lá está o livro que finalizei e você poderá baixá-lo em troca de um post do Facebook ou twitter.
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Ah... se possível, gostaria que você divulgasse aos seus amigos.
<div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: 12pt; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: 22px; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Obrigado! <div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: 12pt; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: 22px; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Abraço, <div style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: Calibri, sans-serif; font-size: 15px; line-height: 21px; vertical-align: baseline; color: #444444;\"><strong style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; line-height: inherit; vertical-align: baseline;\"><span style=\"margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-family: inherit; font-size: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; line-height: normal; vertical-align: baseline; color: #5133ab;\">Marcus Linhares

Quase todos direitos reservados a Newsmade
Newsmade