Fotógrafos vs. Web Designers

Link para discução: http://lliure.com.br/hub/apm=comunidade/sapm=comunidade/sapm=forum/cmd=1000000070/topico=103
Mick - 14/02/2013

Olá pessoal da comunidade de fotografia, me chamo Mick e queria colocar em debate um tema polêmico.
Como profissional de fotografia vejo muitos e muitos casos de WebDesigners do tipo \"Ctrl+C Ctrl+V\" que simplesmente não tomam conhecimento do quanto prejudicam o ramo fotográfico ao utilizar fotografias sem autorização (cada foto custa $$ para nós!)
Existe ainda a turma dos designers \"fotografia é simples, eu mesmo faço\", que acreditam que a câmera e 6 dúzia de dicas colhidas aleatoriamente na internet são capazes de torná-lo profissional do dia para a noite.
O que vocês acham que está errado? É a formação dos nossos profissionais de Web Design que ainda é ruim? Como podemos mudar este quadro?
Comentem

Eric - 15/02/2013

Acho que não é uma questão de profissionais em sí, mas de cada pessoa. Até porque eu passei por agência de publicidade e nós sempre utilizamos bancos free ou pagamos pelas imagens.

Acho que ao mesmo tempo, é uma questão da profissionalização do fotógrafo. Como você falou, tem muita gente falando que é e não é bem assim, então acho que cada vez mais precisamos profissionalizar e por ai vai.

Aproveitando, se tu já viu imagem sua sendo usada sem consentimento, vai lá e conversa com o ser que usou :)

Mick - 15/02/2013

Fala Eric,
Teve uma época que eu reclamei com muita gente, por conta de um único cliente que temos e que possui site muito bom em termos de SEO (o mais relevante no google por muitos anos). Isto fez inundar a web com nossas fotos, mas de nada adiantou pois ninguém creditou a nós.

Foi nesta hora que dei conta do tamanho do problema. Se com apenas 1 cliente que eu consegui rastrear mais de 20(!) sites onde as fotos foram utilizadas sem consentimento, fiquei imaginando tudo que eu não achei no google. Uma boa parte eram blogs, mas tinha muito site que eu olhava e não acreditava no que estava vendo. Percebi que seria um desgaste imenso e acabaria perdendo ainda mais.

Quanto à profissionalização acho que o mercado brasileiro está bem servido de fotógrafos (como em qq ramo sempre existirão os aventureiros), mas neste momento apenas grandes sites de empresas de prestígio utilizam os serviços profissionais. Minha percepção é que a parte de fotografia nem sempre é relacionada no custo do projeto e na hora H é preciso \"improvisar\", por ser um serviço relativamente caro. Porém isso implica em penalizar justamente na imagem do produto e, considerando que boa parte dos clientes de hoje tem um primeiro contato com o produto de forma online, acaba sendo um tiro no pé.

Claro que eu num primeiro momento coloquei lenha na fogueira, já que estamos num espaço novo talvez isto dê uma aquecida nos debates. Mas também tenho certeza que webdesigners e fotógrafos ainda precisam aprender a trabalhar em conjunto, são trabalhos que se complemetam e podem ganhar muito mais clientes a partir do momento que entenderem quanto são dependentes entre si. 

Eric - 19/02/2013

Mick querendo causar aqui então haha

Mas acho justo a sua colocação, realmente um ponto que você colocou é a questão de fotógrafo não entrar na hora do custo, isso é sempre um problema. Problema pro cliente e pro fotógrafo em sí.

Estamos evoluíndo, creio que, assim como você colocou, vamos aprender todos a trabalhar em conjunto!

Quase todos direitos reservados a Newsmade
Newsmade