Plano de Comunicação para Startups

Link para discução: http://lliure.com.br/hub/apm=comunidade/sapm=comunidade/sapm=forum/cmd=21355/topico=34
Eric - 23/01/2013

...Como fazer?

Thiago - 12/02/2013

Oi Eric, tudo bem?

O primeiro passo é identificar os principais pontos de seu Modelo de Negócio. O Planejamento de Comunicação podem conuzir sua startup para diversos caminhos - dependerá, ainda, do perfil dos sócios, caso os tenha.

Baseado em experiências (erros e acertos), posso de dizer que um plano de Comunicação para ajudar a alavancar Startup não utiliza o modelo tradicional, usado nas empresas mais antigas. Geralmente, não levavam em consideração a rapidez das Indormações nos dias atuais e a necessidade de flexibilidade com os consuidores/clientes. 

Me especializei em criar Planos de Comunicação para startups ao perceber esse enorme \"buraco\" em um dos pilares do que é fundamental para o sucesso de empreendedores: falar com os colaboradores, clientes, parceiros, sociedade, mercados e formadores de opinião. Se quiser conversar Eric, podemos trocar algumas experiências e dicas sobre Comunicação.

Abraço,

Thiago Ermano

Eric - 14/02/2013

Muito bacana Thiago! Pode me dar alguns exemplos? :)

Thiago - 15/02/2013

Oi Eric,

 

Abriu um tópico com o tema: \"Startup: Antes de criar um Plano de Comunicação adequado\", em que abordo um pouco melhor os exemplo. Esse é o link, mas segue (abaixo) para sua leitura:

http://www.synapseshub.com/comunidade/1000000073/forum/101/pag=ultima

Olá empreendedor!

O primeiro tópico desta comunidade pretende dar uma \"luz\" para quem precisa desenvolver um Plano de Comunicação eficaz, e não tem ideia de como fazê-lo. Há alguns anos que ajudo empreendedores a alavancarem seus negócios, por meio da Comunicação 360º. Com modelos corretos de planos comunicacionais é possível que o \"startupeiro\" atraia a atenção de investidores, públicos-alvos, parceiros, formadores de opinião e da sociedade. Espero que consiga ajudá-los com as dicas abaixo.

FLEXIBILIDADE>> COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA

Baseado em experiências (erros e acertos), posso de dizer que um plano de Comunicação para ajudar a alavancar Startup não utiliza o modelo tradicional, muito comum em empresas mais antigas. Geralmente, não levavam em consideração a rapidez das Informações nos dias atuais e a necessidade de flexibilidade com os consuidores/clientes que um startup oferece.

PRIMEIROS PASSOS>> MODELO DE NEGÓCIOS

É vital identificar os principais pontos de seu Modelo de Negócio, antes de falar em Comunicação. Isso porque o planos podem conduzir sua startup para diversos caminhos - dependerá, ainda, do perfil dos sócios, caso tenha. Após verificar a estrutura, produto/serviço e canais de escoamento, é hora de conversar com quem entende de planejamento de Comunicação.

APRESENTAÇÃO>> CAPTAÇÃO DE INVESTIDORES E CLIENTES

O proximo passo está relacionado à imagem institucional da sua empresa. Como quer ser conhecido no mercado? Uma boa apresentação impressionará seus clientes. Esse é um fator que muitos novos empreendedores - principalmente em startups - se esquecem e pecam na hora de comunicar.

E os sócios, qual é o perfil de cada um? Fundamental saber quem é bom e em qual área da empresa poderá atuar diretamente. Quem tem maior facilidade e conhece bem o negócio para falar com a Imprensa? E quem será o reponsável pela busca dos colaboradores, parceiros, fornecedores? Haverá um \"Relações Internacionais\"? Pense nisso, é importante começar com os dois pés no chão.

FORMADORES DE OPINIÃO>> Ações de Imprensa

Já, sobre investidores, eles podem chegar por vários caminhos. Uma ferramenta amplamente difundida para a Comunicação com formadores de opinião é a Imprensa. Muito clientes também chegam através da exposição nas mais variadas mídias - fortalecendo a imagem institucional da marca ou produtos. Onde estão seus potenciais financiadores e clientes?

Espero ter contribuído com essas questões. Elas ajudarão a trazer à tona soluções para dúvidas, antes mesmo da elaboração de um Plano de Comunicação real para sua startup.

Se precisar de mais dicas, pode me acionar!

Abraço,

Thiago Ermano

Quase todos direitos reservados a Newsmade
Newsmade