Startup: Antes de criar um Plano de Comunicação adequado

Link para discução: http://lliure.com.br/hub/apm=comunidade/sapm=comunidade/sapm=forum/cmd=1000000073/topico=101
Thiago - 13/02/2013

Olá empreendedor!

O primeiro tópico desta comunidade pretende dar uma \"luz\" para quem precisa desenvolver um Plano de Comunicação eficaz, e não tem ideia de como fazê-lo. Há alguns anos que ajudo empreendedores a alavancarem seus negócios, por meio da Comunicação 360º. Com modelos corretos de planos comunicacionais é possível que o \"startupeiro\" atraia a atenção de investidores, públicos-alvos, parceiros, formadores de opinião e da sociedade. Espero que consiga ajudá-los com as dicas abaixo.

FLEXIBILIDADE>> COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA

Baseado em experiências (erros e acertos), posso de dizer que um plano de Comunicação para ajudar a alavancar Startup não utiliza o modelo tradicional, muito comum em empresas mais antigas. Geralmente, não levavam em consideração a rapidez das Informações nos dias atuais e a necessidade de flexibilidade com os consuidores/clientes que um startup oferece.

PRIMEIROS PASSOS>> MODELO DE NEGÓCIOS

É vital identificar os principais pontos de seu Modelo de Negócio, antes de falar em Comunicação. Isso porque o planos podem conduzir sua startup para diversos caminhos - dependerá, ainda, do perfil dos sócios, caso tenha. Após verificar a estrutura, produto/serviço e canais de escoamento, é hora de conversar com quem entende de planejamento de Comunicação.

APRESENTAÇÃO>> CAPTAÇÃO DE INVESTIDORES E CLIENTES

O proximo passo está relacionado à imagem institucional da sua empresa. Como quer ser conhecido no mercado? Uma boa apresentação impressionará seus clientes. Esse é um fator que muitos novos empreendedores - principalmente em startups - se esquecem e pecam na hora de comunicar.

E os sócios, qual é o perfil de cada um? Fundamental saber quem é bom e em qual área da empresa poderá atuar diretamente. Quem tem maior facilidade e conhece bem o negócio para falar com a Imprensa? E quem será o reponsável pela busca dos colaboradores, parceiros, fornecedores? Haverá um \"Relações Internacionais\"? Pense nisso, é importante começar com os dois pés no chão.

Já, sobre investidores, eles podem chegar por vários caminhos. Uma ferramenta amplamente difundida para a Comunicação com formadores de opinião é a Imprensa. Muito clientes também chegam através da exposição nas mais variadas mídias - fortalecendo a imagem institucional da marca ou produtos. Onde estão seus potenciais financiadores e clientes?

Espero ter contribuído com essas questões. Elas ajudarão a trazer à tona soluções para dúvidas, antes mesmo da elaboração de um Plano de Comunicação real para sua startup.

Se precisar de mais dicas, pode me acionar!

Abraço,

Thiago Ermano

Mário - 13/02/2013

Muito legal!

Obrigado pelas dicas!

Eric - 19/02/2013

@Thiago, muito bacana as suas dicas!

Teria alguns cases para compartilhar?

Quase todos direitos reservados a Newsmade
Newsmade