Olá empreendedor!
O primeiro tópico desta comunidade pretende dar uma \"luz\" para quem precisa desenvolver um Plano de Comunicação eficaz, e não tem ideia de como fazê-lo. Há alguns anos que ajudo empreendedores a alavancarem seus negócios, por meio da Comunicação 360º. Com modelos corretos de planos comunicacionais é possível que o \"startupeiro\" atraia a atenção de investidores, públicos-alvos, parceiros, formadores de opinião e da sociedade. Espero que consiga ajudá-los com as dicas abaixo.
FLEXIBILIDADE>> COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA
Baseado em experiências (erros e acertos), posso de dizer que um plano de Comunicação para ajudar a alavancar Startup não utiliza o modelo tradicional, muito comum em empresas mais antigas. Geralmente, não levavam em consideração a rapidez das Informações nos dias atuais e a necessidade de flexibilidade com os consuidores/clientes que um startup oferece.
PRIMEIROS PASSOS>> MODELO DE NEGÓCIOS
É vital identificar os principais pontos de seu Modelo de Negócio, antes de falar em Comunicação. Isso porque o planos podem conduzir sua startup para diversos caminhos - dependerá, ainda, do perfil dos sócios, caso tenha. Após verificar a estrutura, produto/serviço e canais de escoamento, é hora de conversar com quem entende de planejamento de Comunicação.
APRESENTAÇÃO>> CAPTAÇÃO DE INVESTIDORES E CLIENTES
O proximo passo está relacionado à imagem institucional da sua empresa. Como quer ser conhecido no mercado? Uma boa apresentação impressionará seus clientes. Esse é um fator que muitos novos empreendedores - principalmente em startups - se esquecem e pecam na hora de comunicar.
E os sócios, qual é o perfil de cada um? Fundamental saber quem é bom e em qual área da empresa poderá atuar diretamente. Quem tem maior facilidade e conhece bem o negócio para falar com a Imprensa? E quem será o reponsável pela busca dos colaboradores, parceiros, fornecedores? Haverá um \"Relações Internacionais\"? Pense nisso, é importante começar com os dois pés no chão.
Já, sobre investidores, eles podem chegar por vários caminhos. Uma ferramenta amplamente difundida para a Comunicação com formadores de opinião é a Imprensa. Muito clientes também chegam através da exposição nas mais variadas mídias - fortalecendo a imagem institucional da marca ou produtos. Onde estão seus potenciais financiadores e clientes?
Espero ter contribuído com essas questões. Elas ajudarão a trazer à tona soluções para dúvidas, antes mesmo da elaboração de um Plano de Comunicação real para sua startup.
Se precisar de mais dicas, pode me acionar!
Abraço,
Thiago Ermano