O Jeison Frasson escreveu (ou copiou) isso no dia 21/05/2009 Voltar

Vale a pena fazer um site acessível?

É a essa pergunta que estamos tentando responder neste vídeo, que será foi lançado dia 24, quinta-feira, no SENAC Rio (Veja maiores detalhes).

Ainda não falei nada sobre a Acesso Digital por aqui. Acesso Digital é um grupo formado há pouco mais de um ano, por conta de uma concorrência para reformulação de um site de uma grande empresa. Perdemos a concorrência, mas o grupo continuou em frente, com o intuito de estudar, divulgar, fomentar e implementar a acessibilidade na web brasileira.

A idéia é prestar serviços diversos relacionados à acessibilidade, como análise, desenvolvimento, capacitação e consultoria e mostrar que, cada vez mais, acessibilidade não é altruísmo e que apesar de ter, sim, um lado social muito importante, é economicamente viável e deve ser considerado por todos que quiserem fazer negócios pela web.

Infelizmente, por alguns problemas, como falta de tempo, estou temporariamente afastado do grupo, atuando apenas como consultor em projetos. Espero mudar isso em breve e voltar a me envolver mais com estas pessoas que me ensinaram tanto e com quem já passei agradáveis momentos e, claro, alguns “arranca-rabos” eventuais.

Um dos passos para mostrar a importância da acessibilidade foi a produção deste vídeo, que apesar do amadorismo dos atores (como atores, claro), foi produzido por profissionais com uma qualidade muito acima do que imaginávamos conseguir.

Aliás, cabe aqui um parêntese. Fazer um vídeo desse tipo não é nada fácil. Você tem, sim, que decorar suas falas, repetir sabe-se lá quantas vezes cada tomada, aguentar um spot de luz de sei lá quantos watts esquentando sua cara. Mas, no fim das contas, o resultado vale muito a pena. Tenho hoje um respeito especial pela profissão de ator…hehe

O vídeo conta com as “atuações” de MAQ, Leda Spelta, Horácio Soares e deste que vos fala.

Abaixo o trailer do vídeo completo, com legendas, para você ter uma idéia do que se trata assistir. O lançamento oficial será nesta foi quinta-feira, 24 de março, com direito a apresentação, mesa redonda e participação da equipe Acesso Digital e diversos profissionais da área. Infelizmente, não vou poder pude comparecer. :(

O vídeo foi produzido pelo João e pela Eliane, da 30 Frames. Veja o vídeo no Videolog e a página sobre o vídeo no site da Acesso Digital.

Ai vai o link do video
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=230205

Comentar

Quase todos direitos reservados a Newsmade
| Newsmade