W3C: Web Standards - A nova era da Internet!

O Jeison Frasson escreveu (ou copiou) isso no dia 21/05/2009 Voltar

Estava eu lecionando minhas aulas quando um aluno disse o seguinte "html é facil, não tem coisa mais dificil. " Ao ouvir isso senti a necessidade de dar uma palestrinha sobre web standards e w3c, pois varios alunos não fecham tags não fecham aspas e isso além de poluir o site ainda contribui para a falha do mesmo!!
Então um resumão de web standards & W3C

O que é Web Standards?
Apesar de não ser um termo novo, Web Standards tem sido muito discutido atualmente, mas pouco se sabe o que realmente significa ou quais sejam as suas vantagens.

Podemos definir “web standards” como convenções internacionais para desenvolver um site de forma correta possibilitando que seu conteúdo fique acessível a diversas pessoas, independente de suas necessidades ou equipamentos utilizados para ter acesso à ele.

Desenvolver um site deixou de ser apenas para estar presente na Internet, mas sim abrir novas frentes de divulgação, prestação de serviços e consequentemente solidificar a marca e a presença da empresa na Grande Rede.

Quais são as vantangens?
Existem várias vantagens em ter um site seguindo os padrões:

As páginas de seu site carregam mais rápidamente.
Uma vez que o site é desenvolvido de uma forma diferente, as páginas de seu site carregam de forma mais rápida, beneficiando todos os visitantes, independente se sua conexão com a Internet for por linha discada ou banda larga (speedy, virtua, etc..).

O código fica correto
Um código correto garante que o seu site seja interpretado corretamente em todos os navegadores disponíveis no mercado (Internet Explorer, Mozilla, Firefox, Opera, etc...)

Esta compatibilidade é importante pois o número de navegadores diferentes do Internet Explorer tem crescido consideravelmente (veja gráfico de evolução) e a chance de seu site não ser acessível nestes navegadores é grande se continuar com a estrutura HTML atual de seu site.

Melhor posicionamento em mecanismos de busca
Como já deve ter notado, os mecanismos de busca tem sido as verdadeiras estrelas na Internet atualmente, porque é a forma mais rápida de se localizar o conteúdo que você procura.

O principal mecanismo de busca utilizado pelos internautas tem sido o Google e, portanto, é imprescindível que o seu site conste no Google, e que esteja bem posicionado (page rank) nos resultados da busca.

Antigamente estes mecanismos cadastravam os sites apenas por palavras-chaves, mas com o aumento da procura e a necessidade de mostrar resultados que realmente estão relacionados ao que você procura tornou o Google o líder deste segmento.

Por este motivo o Google cresce cada vez mais. Seus resultados sempre são os mais próximos.

Mas porque essa busca funciona? Porque os resultados não não baseados em palavras-chaves e sim pelo conteúdo do site.

Portanto, torna-se imprescindível ter um site que utilize os padrões com um conteúdo que tenha a ver com a empresa para que ele possa ser indexado pelo Google .

XHTML, o código do futuro
A nova estrutura adotada no desenvolvimento é a XHTML que é o próximo degrau na evolução da Internet.

Migrando para XHTML seu site conta com inúmeros benefícios, dentre eles, assegurar que seus conteúdos terão a compatibilidade com aplicações passadas e futuras.

Em resumo: o seu site estará um passo à frente dos demais concorrentes, inclusive sendo validado como documento, de acordo com as normas internacionais.

Esteja pronto para o futuro!
Vale a pena estar um passo à frente de seus concorrentes. Vale a pena ter um site que é de fácil localização e que todos que o visitem possam ter acesso a seu conteúdo.

Como se trata de padrões utilizados há pouco tempo, apenas algumas empresas se especializaram nestes padrões e a Letti Tecnologia, sendo uma delas, está preparada para atendê-los nesta nova fase de desenvolvimento para WEB.

Quer saber mais continue acompanhando nossas matérias que sem perceber você vai estar nesse mundo do futuro [^^]

Comentar

Quase todos direitos reservados a Newsmade
W3C: Web Standards - A nova era da Internet! | Newsmade